Dados do Trabalho


Título

Análise de indicadores epidemiológicos e operacionais de Tuberculose no estado de Alagoas no período de 2012 a 2021.

Introdução

A Tuberculose (TB) atingiu cerca de 10,6 milhões de pessoas no mundo. Os indicadores de TB permitem planejar e avaliar o progresso das metas governamentais pactuadas, sendo premente estudos que identifiquem a realidade regional e sejam base para ações estratégicas para o fim da doença.

Objetivo (s)

Analisar os indicadores epidemiológicos e operacionais de TB  no estado de Alagoas no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2021.

Material e Métodos

Estudo descritivo de abordagem quantitativa, que utilizou dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2021. Foram analisados os seguintes indicadores: a) Coeficiente de incidência; b) proporção de casos novos de tuberculose pulmonar confirmados por critério laboratorial; c) proporção de casos de retratamento de tuberculose pulmonar que realizaram o exame de cultura; e d) proporção de casos novos de tuberculose que realizaram testagem para o HIV. 

Resultados e Conclusão

Resultados: Em Alagoas, o menor valor do coeficiente de incidência da TB (31,56 por 100 mil habitantes) foi em 2020, inferior à meta global, de menos de 10 casos por 100 mil habitantes até 2035. A proporção de casos novos de TB pulmonar confirmados por critério laboratorial, em 2018 obteve o maior valor (72,0%), embora a média anual em todo o período (58,5%) permaneceu inferior à meta global de confirmação laboratorial em, no mínimo, 72,0% dos casos. Em 2020 apenas 25,6% de casos de retratamento de TB  pulmonar realizaram o exame de cultura se distanciando da meta de oferta de cultura de 100%. Na proporção de casos novos de TB que realizaram testagem para HIV, todos os anos mantiveram-se abaixo da meta de 100%, sendo o ano de 2021 o que mais se aproximou (85,0%).  Conclusão: A análise dos indicadores da TB em Alagoas demonstrou que o estado necessita avançar para atingir as principais as metas globais e nacionais estabelecidas nos planos governamentais. O coeficiente de detecção da doença permaneceu abaixo da meta global e nacional, foi insuficiente o número de casos novos da doença que realizaram confirmação laboratorial e houve baixa oferta de exames de cultura nos casos de retratamento de TB pulmonar e de testagem para HIV nos casos novos de TB. Para garantir um controle eficaz da TB, é essencial  sanar esses desafios de controle da doença, mediante a ampliação de recursos públicos que impactem na maior detecção de casos, acesso ao diagnóstico precoce e qualificação do tratamento.

Palavras Chave

Tuberculose; Análise de Indicadores; Saúde Pública

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

1.Concorrer na categoria - Graduado

Autores

Deysed Fernanda Conceição Silva, Anne Kelly Felix Santos, Ana Carolina Soares Alves, Janisson Marques Lima, Leonice Silva Santos, Silvanio Martins Conceição, Mario Fernando Teixeira Melo Silva, Wisllany Milena Gomes Silva, Lays Nogueira Miranda, Givânya Bezerra Melo