Dados do Trabalho
Título
ALOPÉCIA SIFILÍTICA: RARA APRESENTAÇÃO DE SÍFILIS SECUNDÁRIA - UM RELATO DE CASO
Objetivos(s)
Alertar sobre a importância do rastreio adequado da sífilis e da dermatoscopia na investigação de achados raros dessa doença de alta prevalência no mundo.
Relato do Caso
A sífilis é uma doença com incidência crescente mundialmente. O quadro clínico inclui lesões palmoplantares, roséola sifilítica, pápulas eritemato-acobreadas com descamação periférica. A alopécia sifilítica (AS) tem prevalência subestimada devido à sua apresentação discreta e de difícil diagnóstico. Apresentamos um paciente do sexo masculino de 62 anos com queixa de queda de cabelo há um ano, associada ao surgimento de pápulas eritematosas em membros superiores e inferiores, além de relato de perda de parentes próximos recentemente. É portador de HAS, DPOC, dislipidemia, e era etilista e tabagista. Teve diagnóstico prévio de dermatite atópica, com melhora parcial das lesões cutâneas após uso de dexametasona creme, loratadina e minoxidil tópico, mas persistência da alopecia. Ao exame físico, foram evidenciadas placas de alopecia em clareira em região occipito-temporal, cuja dermatoscopia evidenciou fios tonsurados, pontos pretos, eritema perifolicular e pelos tipo velus. Apresentava xerodermia e micropápulas normocrômicas em dobras e face anterior das pernas. O teste rápido para sífilis foi reagente, mas VDRL negativo. Foi tratado entre julho e agosto de 2023 com penicilina benzatina 2,4 milhões de UI IM uma vez por semana, por 3 semanas. Acredita-se que o resultado do VDRL trata-se de um falso negativo, pois não há sensibilidade de 100% e houve melhora das lesões cutâneas após o manejo. O diagnóstico final foi de alopecia sifilítica, uma manifestação rara da sífilis secundária (prevalência varia entre 2,9% a 7%). Diagnósticos diferenciais incluem alopecia areata, tinea capitis e tricotilomania. O paciente manifestou o subtipo mais raro da AS, chamada de sintomática, que se apresenta com lesões de pele e no couro cabeludo. A dermatoscopia apresentou achados típicos descritos na literatura, com pelos tipo velus, pontos pretos e eritema perifolicular.
Conclusão
Esse caso apresenta uma manifestação rara da sífilis, de modo a destacar a importância da tricologia e da dermatoscopia no diagnóstico diferencial da alopecia, bem como alertar sobre a importância da suspeição clínica para as manifestações atípicas da sífilis. Ressalta-se que a sífilis é uma doença de incidência crescente no mundo, o que pode levar a um aumento de achados incomuns e, portanto, deve-se evitar atrasos ou erros no diagnóstico.
Área
Eixo 11 | 6.Outras infecções por bactérias, humanas e veterinárias - Outras
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
José Fabrício de Carvalho Leal, Renata Mesquita Farcic , Juliana Tomaz Esper, Beatriz Carvalho Neiva, Leonardo Spagnol Abraham, Jorgeth de Oliveira Carneiro da Motta, Daniel Holanda Barroso