Dados do Trabalho
Título
Automatização de informações de voos internacionais com destino ao Brasil para vigilância de rumores e eventos de potencial epidêmico
Introdução
A vigilância em saúde tem como principal missão a promoção e proteção da saúde da população, por meio da prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. No contexto globalizado atual, em que deslocamentos intercontinentais são frequentes e rápidos, monitorar os voos internacionais com destino ao Brasil é uma estratégia crítica. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional tem como finalidade realizar a detecção, a notificação, o monitoramento e o apoio à resposta a eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública.
Objetivo (s)
Desenvolver um método automatizado para integrar dados de voo internacionais à vigilância de saúde no Brasil, aprimorando a detecção e resposta a eventos com potencial pandêmico.
Material e Métodos
Estudo descritivo sobre a automatização e incorporação das informações sobre voos internacionais na vigilância de rumores e eventos com potencial epidêmico. Os dados foram extraídos dos registros de serviços aéreos disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esses registros são parte do Plano de Dados Abertos da ANAC, que visa a transparência e promoção da pesquisa e inovação no setor. Com a ferramenta R, empregando pacotes específicos como tidyverse, writexl e stringr, realizou-se a extração, limpeza e manipulação dos dados, visando sua implementação nas planilhas de monitoramento e de rumores do CIEVS Nacional.
Resultados e Conclusão
Os dados processados revelaram padrões e tendências dos voos internacionais com destino aos aeroportos brasileiros. Esta automatização possibilitou a identificação precisa de quais países possuem voos diretos para o Brasil, informação crucial para a avaliação de riscos associados a eventos de saúde emergentes e reemergentes em territórios internacionais. Além disso, os bancos de dados de rumores e eventos foram otimizados para emitir alertas quando um rumor ou evento internacional de interesse ou de risco moderado a alto, segundo a avaliação de risco, estiver relacionado a um país com conexões aéreas diretas para o Brasil. Estes avanços têm potencial para melhorar significativamente a capacidade de vigilância e de resposta do CIEVS Nacional a potenciais emergências de saúde pública, fortalecendo a integração das ações e o manejo oportuno nestes eventos. A combinação de dados abertos, ferramentas analíticas avançadas e de uma visão estratégica dessas informações podem ser fundamentais para fortalecer a vigilância de doenças emergentes e reemergentes.
Palavras Chave
Vigilância em saúde; Saúde Pública; dados abertos; emergência em saúde; R; potenciais epidêmicos
Área
Eixo 17 | 1.Vigilância em saúde - Emergências em Saúde Pública
Prêmio Jovem Pesquisador
1.Concorrer na categoria - Graduado
Autores
Sacha Santos Saboia Diniz de Carvalho