Dados do Trabalho
Título
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, PARÁ
Introdução
A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal meio de transmissão é o contato com as fezes dos insetos vetores, conhecidos como "barbeiros". Na região norte a transmissão oral através do açaí contaminado, apresenta grande importância epidemiológica. A doença está intimamente ligada à pobreza e causa um grande impacto na saúde. Dados revelam que entre 12 e 14 milhões de pessoas estejam infectadas na América Latina, sendo no Brasil, área endêmica, a região Norte, que registrou a maioria dos 2.777 casos agudos de Chagas entre 2010 e 2020, com 1.996 desses casos apenas no Estado do Pará. Em virtude desde cenário, torna-se evidente a urgência de conduzir pesquisas abrangentes, bem como implementar ações educativas voltadas para o combate para esta doença negligenciada .
Objetivo (s)
Realizar ação educativa sobre doença de Chagas em escolas no município de Castanha, Pará.
Material e Métodos
As ações educativas foram realizadas no município de Castanhal, no bairro do Milagre, próximo à Faculdade de Medicina Estácio de Castanhal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Graziela Gabriel e na Escola Estadual de Ensino Médio Inácio Koury Gabriel. Foram realizadas, palestras sobre a doença de Chagas, com abordagem sobre a transmissão, características clínicas, prevenção e a relação com o açaí contaminado. Além da palestra informativa foram realizadas dinâmicas com perguntas, premiações e entregas de impresso informativo.
Resultados e Conclusão
Participaram das ações educativas, em média 80 alunos. Na escola estadual Inácio Koury Gabriel Neto, a ação educativa foi ministrada para alunos do 3° ano do ensino médio, onde o público afirmou ter conhecimento sobre a doença, alguns por meio de outras palestras, e outros por meio de televisão e redes sociais. Na escola municipal Graziela Gabriel, a ação ocorreu para alunos do 5º ano do ensino fundamental. A ação em ambas as escolas, ressalta a importância de fornecer informações sobre a doença de Chagas e sua relação com o consumo de açaí para a comunidade. São necessárias políticas públicas de esclarecimento voltadas para a educação da população no que diz respeito a prevenção da doença, bem como promoção de saúde.Ações desta natureza, que almejam aumentar a conscientização da população sobre os riscos, formas de transmissão, sintomas e medidas preventivas da doença de chagas, são relevantes, especialmente na região norte, onde é alto a incidência de casos, especialmente pela transmissão oral a partir do açaí contaminado.
Palavras Chave
Doença de Chagas; açaí; Trypanosoma cruzi; ação educativa
Área
Eixo 06 | 1.Protozooses humanas e veterinárias - Doença de Chagas
Prêmio Jovem Pesquisador
4.Não desejo concorrer
Autores
Ana Caroline Gomes Baia, Anna Clara Pontes Almeida, Antônio Bonifácio Souza-Neto, Alacir Vieira Cândido-Neto, Jessica Bruna Gomes Teixeira, Lucas Fernandes Ferreira, Leticia Antunes Torres, Visilvane Santos Silva , Rossela Damasceno-Caldeira