Dados do Trabalho


Título

Análise de Distribuição Espacial dos Casos de TB Latente em Migrantes, Refugiados e Apátridas em Manaus-AM

Introdução

A tuberculose (TB) continua a ser uma das principais causas de morte por doença infecciosa em todo o mundo, causando aproximadamente 1,3 milhões de mortes por ano e 10,6 milhões de casos. Os migrantes internacionais e outras populações em contextos humanitários correm maior risco de desenvolver TB.

Objetivo (s)

Verificar a distribuição espacial de casos latentes de tuberculose em migrantes internacionais, refugiados e apátridas em Manaus-AM, Brasil.

Material e Métodos

Estudo ecológico realizado em Manaus-AM. A população foi composta por casos de tuberculose latente em migrantes internacionais, refugiados e apátridas identificados por meio de busca ativa em Manaus-AM. Para identificar a distribuição espacial dos casos de TB latente, foi realizada a análise de densidade de pontos por meio do estimador de intensidade Kernel, gerando uma superfície de concentração de casos de modo a identificar áreas vulneráveis.

Resultados e Conclusão

O estimador de intensidade de Kernel permitiu identificar as áreas que apresentam maior densidade de casos de tuberculose latente em migrantes internacionais refugiados e apátridas no município de Manaus - AM, as quais estão concentradas nos setores censitários referentes aos distritos de saúde Sul e Oeste, com uma variação de 6 a 8 casos de tuberculose latente por km², sendo classificadas como muito alta densidade, e os distritos Oeste e Centro-oeste apresentaram uma variação de 3 a 5 casos de tuberculose por km², classificadas como média densidade. Foi possível identificar que não houve distribuição heterogênea dos casos de TB latente em migrantes internacionais, refugiados e apátridas no município, sendo as maiores densidades de casos encontradas nos bairros Sul, Oeste e Centro. Assim, este trabalho buscou contribuir na identificação de áreas com maior concentração de casos de TB latente em migrantes internacionais, refugiados e apátridas em para subsidiar discussões e ações voltadas ao controle e eliminação de focos da doença, além de tentar avaliar mudanças que possam ter ocorrido ao longo do período e que impactaram o crescimento ou o declínio da incidência.   Figura 1 - Distribuição da densidade de casos de tuberculose latente em Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas. Manaus - Amazonas, Brasil (2021-2023).

Palavras Chave

Tuberculose Latente; Imigrantes; Análise espacial.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras Microbactérias humanas e veterinárias

Prêmio Jovem Pesquisador

3.Concorrer na categoria - Doutorado

Autores

Yan Mathias Alves, Thaís Zamboni Berra, Reginaldo Bazon Vaz Tavares, Vania Maria Silva Araújo, Jair Pinheiro dos Santos, Lara Bezerra de Oliveira Assis, Daniel Souza Sacramento, Maria Del Pilar Serrano-Gallardo, Freddy Perez, Ethel Leonor Noia Maciel, Ricardo Alexandre Arcêncio