Dados do Trabalho


Título

LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE TRIATOMÍNEOS OCORRENTES NO ESTADO DO ACRE E DEPOSITADAS NO LABORATÓRIO DE MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Introdução

Os triatomíneos, popularmente denominados barbeiros, apresentam importância médica por serem vetores do protozoário Trypanosoma cruzi que é o agente etiológico da doença de Chagas (DC). No Brasil foram registradas até o momento 65 espécies, sendo que mais de 20 espécies ocorrem na Amazônia, região onde atualmente estão concentrados a maioria dos casos de DC. 

Objetivo (s)

 Realizar um levantamento das espécies de triatomíneos que ocorrem no Acre e que estão depositadas no Laboratório de Medicina Tropical (LABMEDT) da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Material e Métodos

O LABMEDT possui um acervo de triatomíneos oriundos de pesquisas do próprio laboratório ou entregues pela população local e parceiros como a vigilância entomológica estadual (Acre) e municipal (Rio Branco). Esses vetores estão acondicionados em caixas entomológicas e em via úmida com álcool de biomol a 100%. Os triatomíneos depositados no laboratório e identificados como coletados no Acre, foram analisados pela sua morfologia externa, seguindo como base chaves taxonômicas de identificação. 

Resultados e Conclusão

Para o estado do Acre são descritas 11 espécies de triatomíneos divididas em quatro gêneros. Cinco espécies pertencentes ao gênero Rhodnius: Rhodnius montenegrensis, Rhodnius neglectus, Rhodnius pictipes, Rhodnius robustus e Rhodnius stali; quatro espécies pertencentes ao gênero Panstrongylus: Panstrongylus geniculatus, Panstrongylus lignarius, Panstrongylus megistus, Panstrongylus rufotuberculatus; uma espécie pertencente ao gênero Eratyrus: Eratyrus mucronatus; e uma espécie pertencente ao gênero Triatoma: Triatoma sordida. Destas espécies 10 estão depositadas no LABMEDT e uma (P. rufotuberculatus) está no Laboratório de Entomologia do Parque Zoobotânico da UFAC. Contatou-se que as 11 espécies de triatomíneos depositadas no acervo do laboratório da UFAC, representam a atual diversidade desses vetores no estado, sendo uma boa base de consulta para as pesquisas com triatomíneos amazônicos. Porém, deve-se destacar que no estado possam ocorrer ainda mais espécies de triatomíneos, visto que, diversas espécies ocorrentes na Bolívia, Peru e no estado do Amazonas, ainda não foram encontradas no Acre, o que demonstra a importância de estudos futuros para coleta de identificação desses vetores, visando um monitoramento e profilaxia da transmissão vetorial da DC.     

Palavras Chave

Barbeiro; Amazônia; Tripanossomíase Americana.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Prêmio Jovem Pesquisador

4.Não desejo concorrer

Autores

Francisco José Oliveira Queiroz, Raylla Victória Neves de Souza, André Luiz Rodrigues Menezes, Mariane Albuquerque Lima Ribeiro, Jader de Oliveira, Dionatas Ulises Oliveira Meneguetti